Seg-mente-a

jiju09f9f0-fwww.sdjas87sad7as9d.us .. .. .. ... .. .. .. ...... ..00---- .000---- 00----- 0---- --- -

A interATIVIDADE é a melhor ATIVIDADE...pq "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"

Helen@rte 2008

wooooow wow!

onde isso vai parar? onurb]º : ? :!

Testando !Oi,

  • Cheguei aqui através do FIFI

    Tchau, e até depois.

INTERVENSÃO INTER INVERSÃO INVENÇÃO INVASÃO TER VERSÃO SÃO SÃO VER VERSÃO

"O Cachimbo de Magritte" é Genial! dica? http://www.ufes.br/sudestepet Aula interativa não é lá muito interativo......

Arte na Web. Ilusão...interativa........ Fan tás ti co.

ilusãozinha fazer mídia? ............... bom Artecno critica Net Arte Bienal..

.......... SUMIU E EU APARECI ELA - OUTROS - DISTANCIA......................... e eu estou participando on-line, oba!

ola. estamos na bahia!

PEDALA PEDALa PeDaLa PeDalA PeDala pedala ... isso não é uma bicicleta, nem um pedal, isso não é nada e tudo o q eu escrevi pode acabar a qualquer momento. Retrocedamos. Não faz sentido avançar para o nada. Eu sou volátil. mais que volátil você é vasado!!!!

o bo oestou a escrever no wikiwikiéassiméassim computador da hora, lá no morro que eu moro não tem isso aqui não. lá só tem televisão, mas eu queria mesmo é um computador pra poder escrever assim tão difrente, contudo não tenho inveja de quem tem mais do que eu!, pois sou contente com o pouco que tenho. o o o o o o o o o o o o aqui sim o o tem espaço é sim o e o pra todos o que tem o bo o o bo co bo o o dois o o n o é b o a


maravílha ! - legal a idéia e a a t i t u d e (vide textos na sequüência)
parabéns gb!
: a_/
.  Le
./  

Isso é uma delícia! Pena que pouca gente fez intervenções até agora...

só pra ver se funciona mesmo

Bom, uma coisa que não entendi é que se qualquer um pode vir aqui e escrever uma besteirinhaZONA qualquer então como é que a bela reBastus, casp você duvide que eu estive aqui deixo está mensagem para você. Essa porra dessa interatividade hipertextual ain wikiwikiéassiméassim da é ilusória mas caminha para algo mais realizável um diadação da Gisele estava ainda intacta ???? Quem pode ler ?

Agora o barato é a legitmação da ilusão. A ilusão como um grande platô significante, interface humana para trocas de intensidades, fluidos.

Ai Ismael, querido, não tem explicação. É isso. É wiki. Funciona e somos todos um único multifacetado sem unidade.

Ora essa ! Qual?

Melhor que isso, só dois disso!

Por acaso isto se assemelha a um blog publico, porém eu não tenho certeza se existe um blog publico.

Giselle, me explica isto ?!?!

Quando eu escrevo este textodeteste aqui, vou estar estragando esta sua maravilhosa redação sobre cachimbos e tênis ?

Nunca, vai estar melhorando....

Que coisa doida?

Este meu tamborilar sobre o teclado fica gravado para qualquer um ver ???

yesssssssssssssssss!!!

Ora essa, Giselle, vc continua me fazendo entender melhor a internet.

e eu penso a mesma coisa...

Não precisa nem assinar ????

Vou assinar, de chato: Ismael

eu sempre assino em itálico,

Ah, estou arrependido, não era wikiwikiéassiméassim isto que eu queria ! ! ! ! !

estraguei o texto da Gi, como farei pra consertar isto aqui ?

não estragou. melhorou. ass: gb


tal e qual?
digi tao?
cai de cá
sai de lá
código para inglês ver
e gbgbgbgbgbg decifrar

só de ver esse gb
deu saudade do bg
que já não existe
mais.

(glossário capenga
ou emenda de bestiário?
não sei, vário.
para onde foi m wikiwikiéassiméassim eu baixo gávea?

Um dos traços mais desconcervantes da série de cachimbos pintados por Magritte é sua incrível simplicidade. "Ceci n'est pas un pipe", (isto não é um cachimbo) anuncia-se. As imagens traem, pontificia-se no título que acompanha todos os quadros dessa série. Pera aí, este treco funciona simples assim ?

Uma traição que hoje se impõe vigorosamente na confusão conceitual entre interface e superfície. Um conflito wikiwikiéassiméassim básico e essencial. Algo como não compreender as diferenças entre nikes e sites.

Mas, nikes e sites são muito diferentes... Nikes são apenas superfícies. Sites são interfaces.

Nikes são objetos que ocupam um lugar no espaço. Sites são "net specific". Não há um lá, lá.

Óbvio? Nem tanto. É o que o mundo da RR (Real Reality) demonstra em atos por vezes banais, outros, imorais, em ambientes institucionais e contextos museológicos e suas não pouco sutis articulações ao artbiz (uma espécie de upgrade erudito no mundo do showbiz em tempos de nova economia).

O núcleo NetArte da 25ª Bienal de São Paulo é um bom palco e ponto de partida para essa discussão, haja vista que em seus meandros evidencia todos os matizes que permeiam a confusão que os cachimbos de Magritte wikiwikiéassiméassim emblematizam, a despeito inclusive dos esforços da própria curadora do setor, Christine Mello.

Para esse núcleo foi criado Ceci n'est pas un nike. Mais do que criado especialmente para esta edição, foi inspirado por ela e moldado de acordo com as dificuldades de adaptação a suas normas e pressupostos conceituais, no que diz respeito à Web e particularmente ao que se define como web arte.

Dados os cruzamentos que tais normas e pressupostos têm com demandas corporativas, estratégias de marketing e o crescente fashionismo e sua máquina de criação de hypes, a discussão sugere vários desdobramentos.

Os mais significativos, possivelmente, revelam que suas nuances mais importantes dizem respeito não só à Bienal de São Paulo, mas às formas de incorporação da web arte aos circuitos do mercado cultural e suas instituições.

Contando com a fragilidade teórica de seus próprios criadores e a insipiência de um discurso crítico que se comporta como reverberação das estratégias do e-business, essa incoproração se faz pela consolidação do papel da superfície (a ela) e da máquina (o computador) e canonização da linguagem visual do webdesign pontocom (patente na banalização do formato swf _ flash _ e as homemogeinizadoras leis da usabilidade). Estou na Bienal de Sampa, olha vale apena só para tirar suas prórias impressões , e tentar captar as loucuras mque é morar nas cidades, Daniel Seda está aqui e trabalha no stand da terra, moramos num planeta muito louco, não acha? Mas viver é uma loucurA, GRANDE BEIJOOO wikiwikiéassiméassim ! ROCA, bIENAL- sp!! Trata-se, portanto, de uma fragilidade que aproxima as obras do superficial e datado mundo das belas artes e do parnasianismo inconsequente da arte pela arte, justamente no âmbito em que ela se torna corrosivamente híbrida: o das mídias digitais, em que as compartimentações tornam-se inúteis e saudavelmente transdisciplinares.

Em Ceci n'est pas un nike procurou-se enfrentar a domesticação do olhar treinado para lidar com o monitor do computador como o espaço de sua intervenção a partir de suas próprias opções técnicas.

Foram utilizados layers (camadas superpostas), construídos com DHTML, em detrimento de frames (quadros justapostos sequencialmente), programas de manipulação de imagem, em linguagem Java e não fotográfica, capazes de promover interferências no ícone do projeto através de incursões no seu código informativo (as coordenadas e pontos que compõem a imagem digital) e não na tela propriamente dita.

Optou-se, finalmente, por uma tecnologia de produção do texto (Wiki) ©apaz de dar ©onta de um verdadeiro palimpsesto eletrônico, wikiwikiéassiméassim em que as reflexões que a©ompanham o projeto possam ser revalidadas e complementadas por outros criadores, bastando que para tanto se clique em Edit (editar) e Save (salvar) que estará automaticamente publicado e incorporado a essa matriz.

Ao mesmo tempo será gerada uma versão do conteúdo anterior (veja History) e outra com todas as marcas de suas mudanças (acessível via Changes). Dessa forma, não só se diluem os nexos entre autoria e original, como implode-se qualquer noção que ainda atrele, na Web, o texto à horizontalidade da linha e o limite do volume.

Desde o início, com já se disse, o projeto foi wikiwikiéassiméassim inspirado pelas condicões de trabalho oferecidas no âmbito da Bienal de SP e pode-se dizer que, resumidamente, as âncoras do diálogo com o conflito entre interface e superfície, sugeridos pelos cachimbos de Magritte, foram motivadas por atitudes e posturas institucionais, que tratavam de:

  • Ocultar a natureza desnacionalizada da arte criada para Web

  • , configurando dois campos: um brasileiro e outro "internacional", com duas curadorias independentes e aqui faço minhas as palavras de Christiane Paul, curadora adjunta do Museu Whitney (Nova York) e responsável pelo setor de web arte de sua Bienal. Disse ela em entrevista à revista Trópico:

    "Quem cria para a Web, cria para um público global. Alguns projetos podem até ser considerados "nacionais", em termos do seu conteúdo, mas não da distribuição. Quando um artista cria um trabalho desse tipo (on line), ele sabe que estará disponível para todo o mundo no momento em que fizer o upload de seus arquivos. Portanto, mesmo que esteja lidando com questões particulares a um país ou sociedade, ele sabe que suas propostas serão apresentadas e relidas em um contexto global. É por isso que lidamos com a noção de "netizen" (cybercidadão, em tradução livre). Em suma, diria que quem está criando on line endossa a superestrutura da Internet e não se define em termos de sua nacionalidade."

  • Demonstrar sua total incompreensão da natureza não-objetual desas obras

  • , advertindo, por escrito, inclusive, que, "não está autorizado para a área de exibição nenhuma outra forma de utilização do espaço físico, senão por intermédio dos computadores. Ou seja, as obras devem ser resolvidas dentro da própria Internet." Ou seja, digo eu. Se, de fato, se compreendessem que as obras estariam em um não-local _pois, na realidade, não estão nos computadores da área reservada ao núcleo_ JAMAIS se ousaria dizer que as obras deveriam estar confinadas "dentro" da Internet e "naqueles" computadores reservados a essas obras no belo edifício da Bienal.

  • Ignorar as diferenças entre web e vídeo

  • que poderiam assim ser resumidas: a primeira opera por dispersão e a segunda por circunscrição. Na web a interface é a rede e sua estrutura anárquica que, por ser linkada, transforma, como diz Pierre Lévy, "cada leitor em um editor". No vídeo, a interface é a tela em que a imagem se dá a ver. Não por acaso, o site ofiacial produzido para o evento opta pelo ocultamento dos endereços dos outros sites, suprimindo as barras wikiwikiéassiméassim dos programas de navegação pela tela cheia.

    Há projetos que demandam esse formato e outros que são criados levando em consideração os recursos do browser. Cabe ao criador decidir.

    Do ponto de vista institucional, no entanto, a questão se coloca de outra forma, pois dá a idéia, ao visitante mais incauto, que se trata de uma unidade, um conjunto expositivo convencional que se amarra pela simulação de um espaço fechado na tela que emoldura o conteúdo.

    Não se dá assim oportunidade de "sair" sites, impondo um modelo de Internet controlável e de web arte organizada em formato de portal ou hot site, um formato definido, aliás, para que a ordem editorial não seja subvertida pela espontaniedade das opções de direção e rumo que o leitor e particiante dispõe na Web.

    Na verdade, minto, é possível sair o tempo todo das obras em direção a outros sites, sem ter que abrir outra janela do navegador. Porém as saídas todas, no ambiente dessa superfície maquiada, levam apenas a um local: os canais do portal patrocinador do projeto (no caso, Terra Networks, do grupo Telefonica).

    Para mover-se livremente on line é preciso, portanto, fechar o site da Bienal de São Paulo. Em síntese, para os iniciados isso é sempre um saco, para os incautos, um truque sujo, que faz com que se acredite que é possível considerear peças concebidas para a Web como objetos que se neutralizam pelo espaço que os engloba.

    Mas, isto aqui se faz com o propósito de não ser uma superfície em nenhum nível. Tampouco, trata-se de um diário de bordo. Essas discussões se apresentam para incorporar outros pontos de vista que possam, no mínimo, circunscrever alguns parâmetros para a relação da web arte com as instituições e sua wikiwikiéassiméassim eterna demanda por "presença física" dos sites nos locais de exposição.

    Resumindo: Isto não é um nike

    Isto é um Wiki.

    Ele não está dentro do seu computador, nem nesta tela que você vê, mas é é acessível via web e isso faz toda a diferença.

    Esse trabalho é mto legal.

    Estou acessando pela primeira vez e achei legal a referência a Magritte. Belo trabalho. Deodoro

    Quando chegará o dia em que todas as pessoas terão acesso à arte? Talvez quando elas não estiverem tão ocupadas pensando na (e sentindo) fome...

    Só intervenção sem sentido algum....resulta no que?????? a finalidade é so ver o os outros pensam?????? Oiê!!! Acredito que o wiki é uma espécie de globalização digital, a democracia dentro da net, onde todos podem postar suas idéias, sem almejar alguma resposta ou crítica...apenas deixar registrado seus pensamentos daquele momento...e isso é que torna o wiki uma ferramenta legal, porque podemos voltar outras vezes e reler aquilo que escrevemos e nem lembravamos mais...Um big beijo para todos!!! Andrea Moda.

    aHA!!! Oi! Isto continua funcionando? que locura tudo isto como e que funcina??

    Até que enfim a arte comeca a ver a rede como um mundo infinito de possibilidades antes presas as leis da fisica, agora comeca realmente oque a algum tempo ja se fala, mais nem todo mundo sabe oque é! AMEM A IMERSÃO DIGITAL! Piero

    T o t e n t a n d o e n t e n d e r i s s o ! ! !

    entender é impossível, eu tentei entender, peguei o martelo de carne da cozinha, dei uma batidinha de leve na nuca, e surgiram duas cabeças...hei, que barulho é esse dentro do computador?

    O que escrevi há um tempo atrás, sumiu.....E meu tenis Nike não foi pro mural....mas eu sempre acabando voltando aqui, pq adoro este site! Adriana

    ADRIANA, o trio Giannina, Yara e Angela encontrou sua mensagem.Achamos bastante interessante o site e a navegação estimulante.

    Interessante isso; gostaria de ter um Nike igual ao q eu fiz... bjs Adriana, Monique, Giannina, Angela, Denise, Cristiano, Dila, Gabriela!! Renata


    Version 144 by 177.235.144.213 at May 19, 2015